• Jéssica Iancoski

Ruth Rocha - Fábula O Lobo e O Cão | Adaptação Conto infantil em áudio

Ruth Rocha é uma das principais escritoras brasileira para crianças!


Escrevendo a mais de 50 anos, a autora é responsável por livros infantis que marcaram várias gerações como O Reizinho Mandão, Marcelo Marmelo Materno e muitas outras!


Pensando em homenagear esta escritora, incorporamos uma de suas fábulas "O Lobo e O Cão" dentro de uma história adaptada por nós!


Antes de irmos para a história que tal conhecer a fábula original?

https://www.jessicaiancoski.com/post/fabula-ruth-rocha-o-lobo-e-o-cao


O Lobo, O Cão e por que O Céu é Azul?


No vigésimo episódio, o último da segunda temporada, de Histórias para Dormir criamos uma história infantil com base na fábula o Lobo e O Cão, na versão de Ruth Rocha.


A História O Lobo, O Cão e por que O Céu é Azul? conta sobre um lobo e um cão que se encontram no meio do caminho e conversam sobre porque o céu é azul!


Está pronto para descobrir?


Importante: As partes em negrito fazem correspondência direta ao texto de Ruth Rocha.


Que tal ouvir o nosso podcast de histórias no Spotify?

Lá essa história é contada com trilha sonora!


Confira aqui:

Podcast História para Dormir - Contos infantis em áudio

Também estamos disponível em outros canais.

Google | Deezer | iTunes | CastBox | YouTube | Spreaker

Aproveite e nos siga no Instagram =P

https://www.instagram.com/podcast.historias

História Infantil em Áudio: O Lobo, O Cão e por que O Céu é Azul? - Ruth Rocha e Jéssica Iancoski

Era uma vez, um lobo que era e vivia livre como um oceano e também era curioso como uma criança. Ele vinha caminhando pelo mundo, procurando conhecer o máximo de coisas possíveis. Ele sabia várias coisas interessantes como, por exemplo, porque o céu é azul.


Já era o fim da tarde e o lobo continuava caminhando, todo faceiro porque tinha acabado de descobrir porque a chuva chove, até que ele e um cão se encontraram num caminho. Disse o Lobo:

O Lobo caminhando (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

- Companheiro, você está com ótimo aspecto. Você está gordo, o seu pêlo está lustroso… Nossa! Estou até com inveja de você, porque como você pode ver, eu sou um lobo muito magrinho e o meu pelo não é tão bonito quanto o seu.


- Ora, faça como eu - respondeu o cão - Arranje um bom dono! Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado...A Minha única obrigação é latir à noite quando aparecem os ladrões e se eles aparecerem... Venha comigo e você terá o mesmo tratamento.


O Lobo e O Cão (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

O lobo achou ótima a ideia e se puseram a caminho. Os dois foram andando e conversando, querendo um saber um pouco mais da vida do outro:


- Você está voltando da onde? - perguntou o cão.


- Eu nunca estou voltando, estou sempre indo. Sou um bom lobo livre, não tenho casa e nem obrigações. O meu quintal é o mundo. Gosto de conhecer as coisas, em todos os cantos. E você, está voltando da onde? - falou o lobo.


- Todos os dias, no fim da tarde, quando o meu dono chega do trabalho, ele me solta um pouquinho na rua para eu dar uma volta. Estou fazendo isto agora. Você disse que gosta de conhecer as coisas, eu tenho uma dúvida… Quero ver se você sabe me dizer… Você sabe porque o céu é azul?


- Sei sim! Que maravilha! Essa eu aprendi no ano passado, quando estava passando um tempo com o uma águia de cabeça branca. Ela me disse que voando pelo céu, descobriu que a luz que sai do sol só parece branca, mas, por incrível que pareça, ela é uma mistura de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo - como um arco-íris mostra!

Raios do Sol (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

- Mas ainda sim.. Não consegui entender porque o céu é azul…


- Calma, companheiro! Você tem muita pressa, estou explicando ainda. Cada uma dessas cores caminha de um jeito diferente, umas com passos mais longos e outras com os passos mais curtos, mas sempre andam praticamente a mesma distância! Imagina que uma criança está andando de mãos dadas com os seus pais. Os adultos têm as pernas maiores, então enquanto eles dão um passo, as crianças dão dois, até mesmo três ou quatro. E assim se comportam as cores... A cor que tem o comprimento do passo maior é a vermelha, ela gosta de caminhar com passos beeem longos, a águia me disse. Já a cor roxa gosta de dar vários passos, mas bem pequenininhos. Elas vem caminhando lá do sol e quando estão chegando na terra, elas têm que passar pela atmosfera. Só que a cor azul é a que consegue dar o passo, do tamanho certo, com mais facilidade, para andar no ar da atmosfera!


- hmm, estou entendendo! Só não entendi muito bem o que é isso da atmosfera. O que é?


- Eu não sei muito bem essa também… Mas a águia me disse que a gente consegue ver uma parte da atmosfera quando olha para o céu, é o que está em cima da gente e em volta da terra.


- Então, acho que entendi! O Céu é azul porque o céu é uma parte da atmosfera que é o que a gente vê… E na hora que luz entra na Terra, a luz azul é a que tem mais facilidade de se espalhar na atmosfera, por causa do tamanho do passo! É isso?

- Acho que é isso mesmo, mas vou pedir para a águia da cabeça branca vir te visitar, aí vocês podem conversar mais sobre isso!


Enquanto o lobo falava, de repente reparou numa coisa:


- O que é isso no seu pescoço, companheiro? Parece um pouco esfolado, parece que o pelo não cresceu bem nessa região.


- Bem – disse o cão - isso é da coleira. Sabe? Lembra que eu falei que o meu dono é que vai cuidar da gente? E dar alimento? E deixar o pelo lustroso? Então, durante o dia ele me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo. Por isto que ele me solta quando volta do trabalho, para eu não ficar preso o dia todo.


A Liberdade do Lobo (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

O lobo nem esperou o cachorro terminar de falar e se despediu do amigo ali mesmo:


- Vamos esquecer essa história de eu ir com você – disse ele prefiro a minha liberdade à sua fartura. Para mim é muito importante estar livre, não conseguiria passar o dia preso, por mais que eu fosse bem cuidado e me alimentasse bem. O que eu conheço andando pelo mundo é muito mais saboroso e muito mais valioso do que qualquer pedaço de carne fresca. Mas prometo que quando estiver passando perto daqui novamente, venho te visitar, meu amigo!


- Mas eu ainda tenho várias perguntas para fazer para você! Eu quero saber por que os trovões fazem barulho, por que o meu pelo cresce, por que soltamos pum, por que as formigas andam em fila… Eu tenho milhares de perguntas…


- Que engraçado, porque eu só tenho uma única pergunta para você: quanto vale a liberdade? Não precisa me responder agora, me diga quando nos encontrarmos novamente, amigo. Adeus!


E os dois se despediram. O Lobo continuou o seu caminho pelo mundo e o cão voltou para a casa de seu dono. Mas eles ainda voltariam a se encontrar, mais em breve do que você pode imaginar!

Perguntas para Guiar Descoberta de Interpretações

1. Se você tivesse que escolher, você preferia ser um Lobo ou um Cão? Por quê?

2. Você entendeu por que o céu é azul? Consegue explicar com as suas palavras?

3. Você prefere ser rico como o cão ou livro como lobo? Por quê?

4. O Cão queria saber o porquê do céu ser azul. Você tem alguma pergunta ou curiosidade desse tipo? Qual?

5. Você gostou dessa história? Mudaria algo nela? O quê?

Lembre-se: não existe resposta certa ou errada, quando o assunto é Literatura. No máximo, opiniões e interpretações diferentes!

Procure entender o que a história desperta e não o que ela significa!

Nos conte o que você achou dessa história!

Para apoiar este projeto curta o post, comente e compartilhe com os amigos!

Se inscreva na nossa Newsletter!

E singa no Instagram:

https://www.instagram.com/podcast.historias


Siga @Euiancoski nas redes sociais!

www.instagram.com/euiancoski

http://twitter.com/euiancoski

https://soundcloud.com/euiancoski

E se inscreva no nosso canal no YouTube!

https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1

Nossos Podcasts de história infantil estão disponíveis lá também!

  • Spotify Euiancoski
  • Instagram Euiancoski
  • YouTube Euiancoski

© 2020 por Jéssica Iancoski. 

Contato

jessicaiancoski@gmail.com

EU-i | CNPJ:33.066.546/0001-02 | Curitiba, PR