• Jéssica Iancoski

O Dragão de Wawel | História Infantil Polônia | Smok Wawelski

Lenda O Dragão de Wawel, história infantil da Polônia na versão de Jéssica Iancoski.


O Dragão de Wawel (Smok Wawelski) é uma das lendas infantis do folclore Polonês mais populares entre as crianças na Cracóvia.


A história original foi adaptada para o podcast de Histórias para Dormir.


Indicação Livre.

►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA


História Infantil em Áudio: Lenda da Polônia (Cracóvia)

O Dragão de Wawel - Smok Wawelski

Era uma vez, há muito e muito tempo atrás, em um país muito longe do nosso, na Polônia, um príncipe chamado Krak e uma princesa chamada Wanda. Eles moravam no Castelo Wawel que é um castelo de verdade que existe até hoje na Cracóvia. .


Por muito tempo, os irmãos viveram um longo período de prosperidade: As terras do reino eram boas para o cultivo, os habitantes estavam felizes com a monarquia e havia muita paz entre todos. Eram tempos de felicidade!


O Príncipe Krak estava se preparando para assumir o reino do seu pai, o Rei, que há muito tempo já estava doente. O Príncipe era um jovem bondoso, corajoso e dedicado. Mas como todas as pessoas, tinha os seus defeitos: ele não conseguia aceitar a paixão de sua irmã Wanda por um sapateiro chamado Skub.


- Minha irmã é uma princesa! Ela não pode se casar com um pobre sapateiro! - era o que o príncipe pensava - eu quero que ela se case com um nobre e valente cavaleiro que é o que ela merece!


A Princesa Wanda ficava muito triste com tudo isso, porque ela amava o Skub e não estava nem aí se ele era um sapateiro.


- Como assim eu não posso me casar com quem eu amo? E daí que ele é um sapateiro? Ele ama o que faz. Além do mais ele não é só isso! Ele é o homem mais inteligente que eu conheço. Inclusive mais inteligente que você! Ele só não teve a sorte que nós tivemos... A sorte de nascer na Família Real!


- HAHAHA, mais inteligente do que eu? Por favor, Wanda… Eu sou o príncipe e ele o sapateiro…. Que palavras mais loucas!


- Digo e repito você só é o príncipe por sorte. Tenho certeza que se existisse a oportunidade certa, ele provaria que consegue resolver problemas que você não pode!


Essa era uma questão delicada entre os irmãos, parecia até que nunca iriam concordar com tal assunto. E tudo isso estava afastando os dois, pois Wanda estava decidida em se casar com o sapateiro, na busca da sua felicidade; e o Krak estava empenhado em fazer com que ela se casasse com um Nobre.

Passou algum tempo e o período de prosperidade parecia que não estava indo tão bem: Os animais da cidade estavam sumindo, um a um, e ninguém sabia o motivo. Além do mais, o rei também tinha morrido de forma que o príncipe Krak assumiu o reino.


Não se via mais ovelhas, nem galinhas e nem vacas! O que será que estava acontecendo?


A população estava ficando assustada e muito brava com o príncipe.


- Faça alguma coisa, Krak! Você é o Rei agora, resolva essa situação. Precisamos da lã das ovelhas, dos ovos das galinhas e do leite da vacas!


O príncipe Krak já estava há vários e vários dias pensando no que poderia estar acontecendo e o mais importante: como ele resolveria o problema. Por mais que ele gastasse horas a fio pensando na solução ela não vinha!


Até que de repente… Um dia… A resposta entrou correndo no salão do Castelo de Wawel!


- Socorro, Socorro! Eu estava colhendo algumas ervas perto do rio Vístula e vocês não vão acreditar no que eu vi. Eu vi um Dragão ENORME tomando um banho de sol. E não termina por aí, ele fez um covil ao pé da colina Wawel, bem na Margem do Rio. E bem ali, tem ossos de animais por toda parte!

- Nossa, meu Deus! Acho que descobrimos o que está acontecendo, o Dragão está se alimentando dos nossos animais! - falou o Krak surpreso - Esse é o rio que fica perto da base da Colina Wawel, certo?


- Exatamente. É esse mesmo!


- Vou reunir uma equipe para irmos até lá acabar com esse Dragão maldito! Mas antes, me fale mais… Como ele era?


- Ele era um Dragão muito assustador. Além de enorme, ele tinha o corpo coberto por escamas verdes e amarelas que reluziam como o mais puro dos metais preciosos. Suas patas eram enormes como o tronco mais grosso de todas as árvores e ele soltava fogo pela boca, tanto fogo, mas tanto fogo que me falta uma metáfora para comparar.


O príncipe Krak reuniu os melhores conselheiros e os mais destemidos cavaleiros de todo o seu reino e prometeu a mão de Wanda para quem conseguisse acabar com o Dragão.


Meio estranho, eu sei, mas naquela época infelizmente funcionava assim...


- Perfeito! É assim que eu vou resolver dois problemas de uma vez só! Vou dar um fim no Dragão e garantir que a minha irmã, a princesa, se case com um homem honroso!


Os conselheiros e os cavaleiros também pensaram e pensam, mas nenhum deles conseguiu achar a resposta. Isso que tentaram! Alguns acabaram inclusive devorados pelo Dragão de tanto que tentaram… Mas tentaram de forma errada!


Teve um conselheiro que achou que conseguiria espantar o Dragão com música barulhenta. Ele reuniu alguns músicos da cidade para fazer barulho e ver se o Dragão ficava assustado e saia de lá. Mas não funcionou, o Dragão cuspiu fogo em todos da banda!


PSIUUUUUuuuuu


E teve alguns cavalheiros que acreditavam ser tão fortes, quanto eram valentes, que foram devorados ao tentarem matar o Dragão com as suas próprias espadas.


As pessoas do Reino já estavam perdendo as esperanças, porque todas as tentativas de matar o Dragão de Wawel tinham sido em vão. Com isso, a pressão da população só aumentava e o príncipe não sabia mais o que fazer.

- O seu pai, o Nosso Rei de verdade, já teria resolvido esse problema. Está faltando comida! Estamos vivendo o caos. Ande lá, você não é o príncipe? Então resolva isso!


- Fiquem todos calmos! Eu vou resolver.


- Aé? O que você irá fazer então?


- Eu mesmo vou matar o Dragão com a minha espada. Os outros cavaleiros tentaram, mas eles não eram um príncipe como eu sou. Eu sou matar o Dragão ou, então, não precisam mais me chamar de príncipe - foi o que Krak prometeu no calor no momento.

O Príncipe, não vendo outra alternativa, resolveu mesmo enfrentar o Dragão com a sua espada. Ele já tinha vestido a armadura quando Wanda e Skub, entraram no Castelo.


- O que esse Sapateiro faz aqui, Wanda? - falou Krak


- Ele sabe como matar o Dragão.


- Um sapateiro sabe como matar um Dragão? Essa é boa. Se ele sabe, eu quero ver. Mas dúvido muito! Se ele matar, eu deixo vocês dois se casarem e dou até metade do reino para ele. AHHAAHHA! Que piada boa.


- Uma promessa é uma promessa, lembre-se disso.


- Só preciso de uma ovelha bem gorda - falou Skub.


Skub pegou a ovelha e foi para a sua oficina. Lá ele matou o animal e o abriu pela barriga. Então, o encheu com enxofre e alcatrão e depois costurou a barriga de volta.


Quando anoiteceu, silenciosamente para não acordar o Dragão, Skub levou a ovelha e a deixou na porta do covil e foi embora.


Naquela noite Skub não dormiu. Ficou só esperando e esperando… Até que de manhã aconteceu algo:


-CABUMMMMMMMMMM!!!!


Uma explosão violenta acordou todos os habitantes do reino, até os que tinham o sono mais pesado e quando olharam para fora de suas casas, para verem o que tinha acontecido, viram perto do rio muita poeira e fumaça...


Ao que parece, um tempo depois de ter engolido a ovelha, o Dragão sentiu muita sede e desceu até o Rio Vístula para beber água. E lá ele explodiu ou por causa da reação química do seu próprio fogo com o enxofre e o alcatrão de dentro da ovelha, ou porque bebeu água demais. Não se sabe.


Mas não importa porque foi assim que o reino de Krak foi libertado do perigo e o sapateiro Skub pode se casar com a princesa Wanda.


Todos foram felizes para sempre e muitas coisas legais aconteceram:


O Reino de Krak deu origem a cidade de Cracóvia na Polônia.


A Covil do Dragão foi batizado de Caverna do Dragão e existe até hoje na Polônia e um lugar aberto para visitação.


O Sapateiro Skub usou a pele do Dragão para costurar alguns sapatos muito bonitos e brilhantes..


E a Princesa Wanda tornou-se um exemplo de como as Mulheres não podem ser silenciadas em seus desejos e merecem se casar com quem elas querem!


Lenda O Dragão de Wawel no YouTube =P


Clique no link para se INSCREVER no nosso canal!

►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1


SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoski

http://instagram.com/podcast.historias

  • Spotify Euiancoski
  • Instagram Euiancoski
  • YouTube Euiancoski

© 2020 por Jéssica Iancoski. 

Contato

jessicaiancoski@gmail.com

EU-i | CNPJ:33.066.546/0001-02 | Curitiba, PR