Jéssica Iancoski
Lenda Do Saci Pererê - Folclore Brasileiro | História infantil em áudio
A Lenda do Saci Pererê é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro.
Conta sobre um menino de uma perna só, que usa um gorro vermelho e gosta de aprontar com as pessoas.
O Saci Pererê ficou ainda mais conhecido por causa de Monteiro Lobato! =P
Nesta versão, adaptamos a história para os tempos atuais.
História infantil em áudio: Lenda do Saci Pererê
— Ôh, pai! Vem aqui, vamos brincar de adivinhar? Eu vou descrever um personagem e você tem que adivinhar qual é!
— Vamos sim! Eu adoro quando a gente brinca disso. Me dá a primeira dica!
— É um personagem de uma lenda!
— O Lobisomem?
— Errou! É uma criança… Tem cabelos loiros e, às vezes, olhos azuis…
— É o Curupira!
— Errou…
— Então essa eu não vou saber… A outra única criança que é personagem de uma lenda que eu conheço, é o Saci Pererê, mas ele é negro…
— Mas era o Saci, pai!
— Impossível, porque o Saci não pode ser branco… Ele é negro.
— Você está enganada pai, olha aqui no Wikipédia comigo. Diz que A Lenda do Saci Pererê surgiu por causa dos índios Guaranis e que ele era assim como eu descrevi: branco de olhos azuis.
— Mas olha, esse que você descreveu não é o Saci, é o Yasy Yateré.
— Mas é bem parecida! E a lenda original é essa, a do Yasy Yateré! Depois que surgiu o Saci Pererê, como um menino negro. E só no Brasil que foi assim! No Paraguai e na Argentina ele é branco!
— Mas lá é diferente. Aqui no Brasil a nossa lenda é a do Saci Pererê. Um menino negro, muito travesso, endiabrado, que usa um gorro vermelho e só tem uma perna. O Yasy Yateré é um menino branco, loiro e de olhos azuis, com duas pernas e uma varinha mágica… O Saci Pererê não tem nada disso não!
— Mas pai, as duas lendas têm a mesma origem. E aqui no Brasil, olha, está escrito bem aqu,i nesta linha da Wikipédia, “Quando algo dá errado, uma comida queima, algo desaparece, ou os cavalos ficam assustados, foi o Saci Pererê que aprontou". É a lenda... Está escrito, ó, apareceu entre o final do século XVIII e o começo do XIX… Sabe o que estava acontecendo no Brasil nesta época? A Lei Áurea! A Libertação dos escravos… Que eram negros, pai! Não é curioso o Brasil aparecer com uma lenda, com uma figura negra fazendo coisas erradas e maldades? Nunca mesmo que falariam que ele poderia ser um branco, pai…
— Nossa filho… Nunca tinha parado para pensar nisto… E olha essa outra parte aqui: “Originalmente o Saci era um guardião da floresta, mas conforme ela foi se espalhando pelo Brasil, acabou incorporando outros elementos oriundos de outras culturas”. Isto quer dizer que esta lenda de origem indígena, que tratava das preocupações dos índios Guaranis, como a de proteger a floresta, foi distorcida e transformada em uma lenda que reflete as preocupações dos brancos, quando os negros foram libertados. Acho que foram estes os outros elementos que foram atribuídos de outras culturas.
— Mas puxa, pai… Não tá certo isso!
— É filho, não tá certo mesmo! O que a gente pode fazer?
— Não sei, pai… E se a gente contar para todo mundo isso e pedir para eles reverem? Vamos falar assim: o Saci não é um garoto endiabrado, é um menino que gosta de pregar muitas peças. E… Ele não é só negro! A cor da pele dele depende da região. O que você acha?
— É, eu acho que essa versão é melhor mesmo. Então, vamos tentar mudar isso!
Escute esta lenda do folclore brasileiro no YouTube!
Clique no link para se INSCREVER no nosso canal! ►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1
SIGA NO INSTAGRAM
http://instagram.com/euiancosk
ihttp://instagram.com/podcast.historias
►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA