• Jéssica Iancoski

Lenda Do Lobisomem - Folclore Brasileiro | História infantil em áudio

A Lenda do Lobisomem foi trazida para o Brasil pelos europeus.


Conta sobre homens que se transformam em uma criatura que é metade lobo e metade homem, nas noites de Lua cheia.

A Lenda se espalhou e hoje faz parte do folclore brasileiro!



História infantil em áudio: Lenda do Lobisomem

Em uma cidade rural do Rio Grande do Sul, dois homens e um menino esperam a Lua cheia para saírem caçar um lobisomem.


É a noite mais escura do ano, mas esses homens estão prestes a enxergar uma parte, embora bem pequena, da verdade.


— O Sol está se pondo! Isto quer dizer que a Lua cheia logo aparecerá — diz o mais experiente dos homens.


— Vocês já sabem, mas não custa nada relembrar: um lobisomem é uma criatura que é metade homem e metade lobo. Ele não se parece nem com um e nem com outro, mas com os dois ao mesmo tempo! Então, se alguém ver algo parecido esta noite, é para atirar! — disse o outro.


— Não sei porque vocês estão fazendo isto! Um lobisomem se parece com o que você disse, mas não é o que você falou. O lobisomem é um filho azarado que paga pelos pecados dos pais. Não me parece justo... matá-lo! — disse a criança.


— Mas um lobisomem é uma criatura muito perigosa! Ele se transforma para matar e se alimentar, principalmente de criancinhas como você…


— Como eu? Como assim?


— Intrometidas! Não vê que somos adultos e vamos caçar essa criatura para proteger os homens desta cidade?


— Isto é uma bobagem! — disse a criança — Um lobisomem só é um lobisomem porque o pai dele traiu a esposa ou porque os pais não batizaram a criança ou, ainda, porque uma família teve muitos filhos. E nada disso é culpa do filho! Nada disso é culpa do lobisomem! Mas, sim, dos pais, então por que eles não são responsabilizados?


— Acho que a criança tem razão, companheiro. Nunca tinha parado para pensar nisso, além do mais, acabei de perceber que essas coisas se parecem muito com o que o padre nos diz aos domingos. Essa lenda do lobisomem é bem antiga mesmo! Será que foi mais um boato disseminado pelo povo como estratégia de controle?


— Bah, camarada! É verdade. Não é que a criança tem razão! Acho que o que a sociedade faz é dar motivos para os homens se sentirem culpados!


— Não que eu estivesse com medo, porque nem isso um homem pode sentir… E eu não sinto! Mas acho melhor não sairmos hoje. Esta coisa do lobisomem está muito suspeita, o melhor é conversamos outro dia com o padre na igreja e ver o que ele tem a nos dizer.


— Eu sei o que ele dirá! Que vocês estão enganados — disse o menino.


Depois disso, não demorou muito para os homens irem dormir. Eles acabaram não indo caçar o lobisomem, realmente consideraram o que a criança disse: que não era culpa do filho. Quanto a conversa com o padre… bem esta é outra história! Quem sabe um dia eu não te conto? Ou você descobre sozinho =P


E aí? O que você achou dessa história? Antes que eu seja interpretada de forma equivocada, eu não a escrevi como uma forma de atacar a Igreja, longe disso, eu realmente acredito na importância da fé para um povo. Eu só quis chamar a atenção para como o ser humano pode ser manipulado e como algumas histórias, como lendas, cumprem funções importantes e surgem em determinados conceitos.


Escute esta lenda do folclore brasileiro no YouTube!



Clique no link para se INSCREVER no nosso canal! ►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1


SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoskihttp://instagram.com/podcast.historias


►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA