• Jéssica Iancoski

Lenda Do CURUPIRA - Folclore Brasileiro | História infantil em áudio

A Lenda do Curupira é uma das principais lendas do folclore brasileiro.


Conta sobre um guardião da floresta que tem os pés ao contrário e cabelo vermelho como fogo!


É uma das lendas mais antigas no Brasil, provavelmente de origem indígena.


Adaptamos essa história para os tempos atuais!

História infantil em áudio: Lenda do Curupira


Em uma comunidade Yanomami, na Floresta Amazônica, o cacique reúne alguns dos seus para pedir ajuda:


— Eu preciso da ajuda de alguns de vocês — disse o cacique Yanomami para a sua comunidade —. É sabido que os homens brancos têm entrado cada vez mais a fundo na floresta para retirar os bens da natureza e isto tem afetado, de um modo muito negativo, nós, indígenas… Mas também é uma situação séria porque a floresta pode morrer se os homens brancos a destruírem, olhem só, alguns riachos e vegetações tão especiais já estão sumindo. Isto quer dizer que precisamos fazer algo, porque a nossa casa é aqui, nosso lar é na floresta. Antes mesmo deles chegarem aqui, nós já morávamos aqui!


— E o que nós vamos fazer, cacique? — perguntou um dos índios.


— Nós temos que entrar na floresta e encontrar o Curupira!


— Mas, cacique, como vamos saber que o Curupira não vai nos matar?


— Nós vamos levar muito fumo e cachaça, ele ama essas coisas. Será nossa oferta de paz, e então, nós pedimos para conversar com ele. Ele tem que aceitar...


Assim, a comunidade, como um todo, se organizou e elegeu quais seriam os Yanomamis que procurariam o Curupira para conversar.


No dia seguinte, carregando fumo e cachaça, entraram na floresta procurando por ele.


— Lembrem-se, o Curupira é um homem de estatura baixa, com cabelos tão vermelhos quanto o fogo e os pés virados ao contrário, com o calcanhar para frente e os dedos para trás. Ele é o protetor mais antigo e poderoso da floresta e dos animais que vivem nela. Precisamos andar muito na floresta, ir bem fundo, porque ele habita muito longe, bem no meio da mata — disse o cacique.


Os Yanomamis foram andando e continuaram andando, já tinham se passado pelo menos uns sete dias, quando começaram a ouvir um assobio!


— É o Curupira! É o Curupira! Todos falam que é ele assobia dentro da mata — disse um Yanomami.


— Curupira, nos desculpe e, por favor, não nos mate. Você, em breve terá um problema muito maior do que nós, os homens brancos estão chegando. Nós viemos em paz, precisamos conversar com você para protegermos a floresta juntos. Como forma de selar a nossa amizade, por favor, aceite o fumo e a cachaça que trouxemos para você.


— Eu aceito o fumo e a cachaça, mas não sei se tenho motivos suficientes para não matar vocês. Vocês estão muito longe de casa...Então me digam com mais clareza: quem são estes homens brancos que vocês dizem ser perigosos...


— Os homens brancos são aqueles que vêm destruindo a floresta, eles ainda não chegaram nesta parte mais para dentro da mata, mas eles já estão há muitas décadas destruindo, derrubando árvores, matando animais e estragando o solo e a água sagrados. É só uma questão de tempo até eles chegarem tão fundo, aqui, onde você está.


— O quê? Eles estão destruindo a natureza sagrada? Derrubando as minhas árvores? E matando os meus animais? Eles precisam parar com isto já! Eu odeio quem faz mal à floresta.


— Sabíamos que você iria entender, agora só precisamos pensar no que fazer, juntos!


Então, os Yanomamis e o Curupira passaram muito tempo conversando, analisando tudo o que poderiam fazer para proteger a natureza sagrada.


Até hoje não se sabe ao certo o que eles combinaram, mas é certo que algo muito grave acontecerá, porque já tem acontecido, com os homens brancos que se atrevem a entrar e desrespeitar a floresta. Dizem, inclusive, que o Curupira voltou a desaparecer com caçadores, fazendo-os esquecer o caminho de volta para casa...


Escute esta lenda do folclore brasileiro no YouTube!

Clique no link para se INSCREVER no nosso canal! ►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1

SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoski

http://instagram.com/podcast.historias


►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA