• Jéssica Iancoski

Lenda Do Bumba Meu Boi - Folclore Brasileiro | História infantil em áudio

A lenda do Bumba Meu Boi é também uma dança do folclore brasileiro.


Conta sobre um boi muito amado que foi ressuscitado por um milagre.


É uma celebração típica das regiões Norte e Nordeste.


Adaptamos esta história para os tempos atuais.

História infantil em áudio: Lenda Bumba meu Boi


Bumba era um boi muito especial em um fazenda. Ele era fofo, carinhoso e companheiro tanto quanto um lindo cachorrinho — eu sei que isso pode parecer um pouco estranho, um boi assim, desse jeito… Mas acredite em mim, ele realmente era um animal tão querido quanto os domésticos.


Quando Bumba não estava comendo capim, ele gostava de passar o tempo brincando com as crianças. Ele lambia o rosto delas, deixando-os todos melecados e, às vezes, até deixava os pequenos subirem nele para um passeio.


Bumba realmente amava as crianças e as crianças amavam o Bumba.


Mas um dia… Nossa! Aconteceu uma tragédia! Uma mulher grávida sentiu muito desejo de comer língua de boi, e o seu marido, querendo evitar que a esposa passasse vontade, e que o filho deles nascesse com cara de língua de boi, entrou na fazenda no meio da noite e arrancou a língua do Bumba.


Bumba passou a noite inteira em agonia, com muita dor.


De manhã, quando as crianças levantaram, não viram o Bumba e começaram a procurar por ele. Até que… Encontraram. Porém, ele estava muito fraco e quase morto.


Todas as crianças começaram a chorar muito, afinal, o Bumba era um amigo especial… A dor das crianças foi tão grande quanto a dor de Bumba e, observando isto, um curandeiro se aproximou e disse para as crianças:


— Fiquem calmas, eu vou cuidar dele!


— Não está vendo? Alguém maltratou o Bumba, porque queriam comer uma parte dele, mas o Bumba é nosso amigo, ele é o nosso companheiro! Agora só um milagre pode salvá-lo. As pessoas deviam ter mais compaixão, não só pelo Bumba, mas por todos os outros bois! —disse uma criança muito triste.


Então, vendo tamanha dor das crianças, o curandeiro não poupou esforços e cuidou do Bumba por vários e vários e dias, até que em um deles, Bumba estava curado.


Então, o Curandeiro mandou chamar as crianças:


— Ele está bem agora! Mas realmente foi um milagre.


— Foi o milagre do amor mas também uma mensagem para dizer que os bois, assim como Bumba, merecem mais respeito e dignidade. Precisamos fazer uma festa para celebrar isto e mostrar para as pessoas, como a vida, para todos os animais, é um milagre.


E a festa foi organizada. Muitas pessoas compareceram para celebrar a importância dos animais, não só de Bumba!


E o Bumba, mesmo não podendo mais lamber as crianças e deixá-las com o rosto todo melecado de baba de boi, continuou sendo o companheirinho delas.


E desde então, a festa do Bumba meu Boi vem sendo celebrada, todos os anos, para que as pessoas nunca se esqueçam do quanto os bois também devem ser amados.


Escute esta Lenda do Folclore Brasileiro no YouTube!

Clique no link para se INSCREVER no nosso canal! ►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1

SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoski

http://instagram.com/podcast.historias


►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA