• Jéssica Iancoski

Lenda Da Vitória Régia - Folclore Brasileiro | História infantil em áudio

<iframe src="https://open.spotify.com/embed-podcast/episode/4b7iBscqZiHLTFJHCj0bQr" width="100%" height="232" frameborder="0" allowtransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe>A Lenda da Vitória-Régia é uma lenda do folclore brasileiro de origem tupi-guarani.


Conta sobre Naiá, uma moça indígena que é transformada em uma vitória-régia.


Adaptamos esta história para os tempos atuais.


►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA

História Infantil em Áudio: Lenda da Vitória-Régia


Naiá era uma jovem moça indígena. Ela era mais sonhadora do que as outras moças e não conseguia entender ou aceitar a forma que a sua comunidade se organizava. Ela não queria se casar ou ter filhos. Ela queria ser livre como o céu.


Por isso, toda noite, Naiá sentava-se à beira do rio para conversar com Jaci - a Deusa da lua e protetora dos amantes.


- Veja bem, Jaci, entendo que você é a protetora dos amantes, mas eu não quero me casar e eu realmente não sei porque todos dizem que eu preciso. Eu preciso ser feliz, essa é a única coisa que eu realmente preciso. E eu não preciso de um homem para ser feliz...Eu queria ser uma mulher independente. Será que você não poderia me transformar em uma estrela? Assim eu conseguiria ser livre. Tão livre quanto o céu que é o que eu quero, Jaci...


- Mas, Naiá, a sua vida é na terra… Eu entendo que você não quer se casar e quer ser livre, mas não eu posso te transformar em uma estrela.


- Mas, Jaci…


As duas conversaram durante dias, mas Naiá não conseguia desistir da ideia de fazer parte do céu. Ela só se apaixonava cada vez mais por este pensamento e por sua liberdade.


Até que um dia, o luar, as estrelas, tudo estava tão bonito e refletido nas águas noturnas do rio... Que Naiá pensou em algo.


- Tanta beleza assim refletida, só pode ser magia. Se eu entrar nesta água e conseguir abraçar o céu com tanta força e paixão, não tem como Jaci não me transformar em uma parte dele.


PLAFT.


E foi o que Naiá fez, pulou na água com tamanha convicção em seus pensamentos, tentando agarrar os seus sonhos…. Mas na hora de pular, esqueceu de uma única coisa, a mais importante de todas: que ela não sabia nadar.


Naiá foi afundando e afundando… Até que Jaci teve que intervir:


- Naiá, eu te disse que não posso te transformar em uma estrela, porque você é parte da vida na terra. Mas posso te transformar em uma coisa nova, tão livre quanto você deseja, porque eu entendo que você está muito além do seu tempo. Por isso, vou te transformar em uma planta, que boiará livre nas águas, tal como as estrelas boiam no céu, livres. Era isto o que você queria, certo?


VLUP.


Naiá parou de afundar e emergiu para fora das águas, transformada em uma linda e livre vitória-régia.


E foi assim que Jaci, a Deusa da Lua, transformou Naiá, uma mulher sonhadora, com enorme força interior e muito além do seu tempo e do seu povo, em um símbolo de persistência e força feminina para que pudesse despertar o desejo de liberdade em outras mulheres.


Escute esta lenda indígena no YouTube!

Clique no link para se INSCREVER no nosso canal!

►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1

SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoski

http://instagram.com/podcast.historias


  • Spotify Euiancoski
  • Instagram Euiancoski
  • YouTube Euiancoski

© 2020 por Jéssica Iancoski. 

Contato

jessicaiancoski@gmail.com

EU-i | CNPJ:33.066.546/0001-02 | Curitiba, PR