
Jéssica Iancoski
Fábula Ana Maria Machado - O Leão Velho | História infantil em áudio
Existe uma fábula infantil chamada O Leão Velho que originalmente foi escrita por Esopo.
E Ana Maria Machado recontou essa história!
O Leão Velho conta sobre um Leão muito esperto que está velho e não pode mais caçar.
Mas ele encontra um jeito de continuar se alimentando.
Para isto, ele tem que enganar os animais...
História Infantil em Áudio: O Leão Velho
Um leão ficou velho e fraco, e percebeu que era cada vez mais difícil usar a força para caçar. Resolveu usar a astúcia. Deitou-se em sua caverna e fingiu estar doente.
Toda vez que um animal se aproximava para ver como ele estava, fingia estar quase morrendo. Quando o bicho entrava na caverna e chegava bem perto, ele saltava em cima da presa e a devorava.
Até que um dia veio a raposa. Em vez de entrar na caverna, ficou só olhando de fora e pedindo notícias:
– Como vai? – perguntou.
– Cada vez pior! – disse o leão. – Mal consigo abrir os olhos.
– Que pena... – disse a raposa - Faço votos de que melhore.
Vendo que ela não entrava, o leão insistiu:
– Venha me fazer companhia... Não fique parada aí fora, no sol, sem nenhum conforto. Não vou lhe fazer mal algum, estou muito fraco. Pode acreditar.
– Eu até acredito em suas palavras, seu Leão... – disse ela – Mas meus olhos estão me contando outra coisa, e tenho que acreditar neles. Estou vendo que tem um monte de pegadas de animais em volta da caverna. E todas apontam na mesma direção. Quer dizer que muitos bichos entraram na sua caverna e nenhum saiu. Eu é que não entro... Passar bem.
E virando as costas, foi embora bem depressa.
Moral da História
Prever é melhor que se arrepender. Um dos aspectos da prudência é a moderação: não ser exagerado. Usar a inteligência e não se deixar dominar pelas emoções.
(Ana Maria Machado. O tesouro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. v. 3.)
Escute também pelo YouTube
Clique no link para se INSCREVER no nosso canal! ►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1 SIGA NO INSTAGRAM http://instagram.com/euiancoski http://instagram.com/podcast.historias ►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA