• Jéssica Iancoski

A Lenda da Matrioska - Boneca Russa | História da Rússia

Lenda da Matrioska na versão de Jéssica Iancoski.

Essa História Russa conta sobre o carpinteiro Serguei e como ele criou a primeira Matrioska!


Essa lenda pertence ao folclore Russe, mas foi adaptada.


Indicação Livre.


►► Conheça o Podcast Histórias para Dormir: https://open.spotify.com/show/4dj4rmlTQt3wfocgvgKtYz?si=votsIzHoQomFgdoNy3PNBA


O que é Matrioska?


Matrioska é uma boneca que tem outras bonecas, cada vez menores, uma dentro da outra.


Chamada também de Boneca Russa.


É considerada um símbolo da cultura russa, fortemente associado a fertilidade feminina e a propagação da alma.


Faz parte do folclore na Rússia.


Matrioska Significado


A palavra Matrioska deriva do latim "Matrona" que significa "Matriarca".


Do russo "матрёшка" (matryoshka).


Substantivo feminino


Ma.tryo.shka, feminino

  1. (Arte) Boneca de Madeira típica da Rússia, acompanhada de cópias de vários tamanhos, com uma se encaixando dentro da outra

História Infantil em Áudio

A Lenda da Matrioska - Boneca Russa

Era uma vez, há muito e muito tempo atrás, em um país muito distante do nosso, na Rússia, um carpinteiro chamado Serguei. Ele trabalhava esculpindo e pintando brinquedos, bonecas, louças, vasos, móveis... E tudo isso era feito em madeira! Serguei era muito feliz com a sua profissão, mas às vezes se sentia meio só, porque não tinha filhos e nem esposa.


Ao lado do ateliê de Serguei, havia uma floresta enorme, com várias árvores! Era lá que Serguei buscava madeira para trabalhar. Ele precisava semanalmente entrar na mata e procurar um pouco de madeira, mas nem sempre era fácil… Porque a Rússia é um país muito frio e, dependendo do lugar e da época do ano, tem muita neve por lá. Serguei morava em uma dessas partes da Rússia que nevava bastante. Para você ter uma ideia, caia tanta neve que às vezes Serguei só conseguia entrar ou sair de casa se tirasse a neve do caminho com uma pá! Era muita neve mesmo...


Por isto, quando não estava nevando, ele conseguia buscar muita madeira para trabalhar, mas quando nevava, ele passava por momentos difíceis, porque a umidade da neve apodrecia a madeira dos troncos das árvores que já estavam mortas. E, Serguei acreditava que os melhores trabalhos em madeira eram feitos sem precisar destruir a natureza. Por isto, ele não cortava as árvores, apenas recolhia a madeira das árvores que já haviam morrido ou caído.

Casa de Serguei ao Lado da Floresta (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

Em uma dessas épocas difíceis de neve, Serguei se agasalhou com um casaco bem grosso, colocou duas meias em cada pé, luvas, pegou um machado e uma pá e saiu para a floresta procurar madeira. Ele ficou procurando por horas, mas não conseguiu encontrar nenhuma que pudesse utilizar. Estavam todas podres ou vivas.


- Puxa está tudo podre! Não estou com sorte hoje. É uma pena, desse jeito não vou conseguir trabalhar essa semana. A única coisa que consigo fazer com a madeira podre desse jeito é levar para casa para fazer um pouco de fogo e me esquentar. Não é o que eu queria, mas tudo bem… Pelo menos não vou passar frio e não vou derrubar nenhuma árvore…


Na semana seguinte foi a mesma coisa. Serguei se agasalhou, colocou duas meias em cada pé, pegou a luva, o machado e a pá e saiu procurar madeira para trabalhar… Mas continuava nevando muito! E nevava muito mais agora...


- Puxa! Tem ainda muito mais neve do que na semana passada. Tem tanta neve no chão, que eu posso ver as minhas pegadas mais distantes, de tanto que o meu pé afundou na neve. Infelizmente, toda a madeira que eu encontro está podre. Eu consigo ficar mais uma semana sem trabalhar, mas as minhas reservas estão acabando. Vou pegar mais um pouco de madeira podre para secar e fazer fogo. Espero que na semana que vem eu tenha mais sorte. Eu prefiro passar fome do que derrubar uma árvore que está viva! Sou amigo da natureza...


Nevou Muito! Pegadas na neve... (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

Serguei voltou para a casa assobiando…


- Fio Fio Fio Fio…


E na outra semana, ainda, continua nevando. Mas Serguei tinha esperança. Então, pegou um casaco grosso, colocou duas meias em cada pé, catou a sua luva, o machado e a pá e saiu cantarolando.


- São tempos difíceis para mim, ai ai ai ai. Não tenho madeira para trabalhar, ai ai ai ai. O que é que vou fazer? Preciso talhar pra ter o que comer, ai ai ai ai.


Serguei procurou durante horas, mas não encontrou madeira boa. Estavam todas podres! Ele já tinha desistido de procurar e estava voltando para a casa, pensando consigo:


- Eu passo fome! Mas não corto ou derrubo nenhuma árvore. Já decidi.


No exato momento em que se decidiu em seu pensamento, aconteceu algo surpreendente na mata…. De repente… Serguei olhou lá longe…. bem longe mesmo…. E viu um tronco de árvore que poderia ser útil. Parecia ser madeira das boas! Serguei não estava acreditando, até precisou franzir os olhos para ver melhor.


Mas era verdade! Havia um tronco de madeira boa lá e Serguei correu em direção ao tronco.


Quando chegou bem pertinho, viu que aquele não era um tronco de árvore como qualquer outro, pois era o mais bonito que ele já tinha visto. O tronco tinha algo de especial, mas Serguei não sabia dizer o que era. A madeira parecia até um pouco mágica.


Serguei nem pensou duas vezes, pegou o tronco e levou para a casa!


Madeira das Boas! (Ilustração Infantil: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

- Vou fazer uma boneca com ele! É a coisa mais bonita e delicada que sei fazer, vai ficar incrível e quando eu terminar vai valer muito dinheiro.


E Serguei começou a talhar… Tic Tic Tic…. Depois começou a lixar.... Shiu-Shiu Shiu-Shiu…. Depois começou a pintar… Fio-Fio-Fio... Depois começou a envernizar… Tchi-Tchi Tchi-Tchi… Até que terminou e disse para a boneca:


- Nossa você ficou muito mais linda do que eu achei que ficaria. Só que eu olho para você e acho que está faltando algo. Eu não sei bem o que pode ser… Hmmm... Mas eu estava certo mesmo, a madeira era das boas! Não tenho nem coragem de vender um trabalho tão bonito desses. Vai ficar comigo para me fazer companhia! Até porque sobrou madeira o suficiente para fazer outras coisas e vender durante o inverno… Hmmm, como será que posso chamar…. Hmmmm….


- Me chame de Matrioska! - respondeu a Boneca.


Serguei ficou assustado, achando que tinha ouvido coisas. Então perguntou para se assegurar:


- Desculpe, você disse algo?


- Sim, para você me chamar de Matrioska.


- Mas por que te chamar assim? Matrioska significa Matriarca e você não tem filhos, não tem como você ser a mais velha da família…


- Você não disse que faltava algo em mim? É isso que me falta! Eu quero ter filhos.


- Mas eu teria que te abrir no meio para poder fazer isso e tenho medo que doa.


- Não tem problema! Eu aguento. Até porque até mesmo as melhores coisas da vida exigem sacrifícios.


Então, Serguei foi lá, trabalhou e criou uma boneca menor que a Matrioska, para ser a filha dela.


- Essa eu vou chamar de Trioska!


Mas Serguei não queria que a Trioska pudesse se sentir incompleta. Então, ele também talhou uma boneca menor para ser a filha dela.


- Essa eu vou chamar de Oska!


E pensou a mesma coisa para Oska. Mas ele teve uma ideia diferente....


- Para Oska eu vou fazer, ao invés de uma menina, um menino. Assim ele não poderá ter filhos dentro dele e o chamarei de Ka.


Quando ele terminou o boneco, ele colocou Ka dentro da Oska.


Oska dentro da Trioska.


E a Trioska dentro da Matrioska. E disse:


- E agora, Matrioska… Você se sente mais completa e feliz?


- Sim, Serguei! Muito! Obrigada, de verdade. Em troca do seu trabalho maravilho e do seu esforço, prometo que nunca lhe faltará Madeira para trabalhar. E você terá a nossa companhia, sempre que quiser.


E todos foram felizes para sempre! Serguei, Matrioska, Trioska, Oska e Ka!


E ninguém mais se sentiu só.


FIM

Serguei, Matrioska, Trioska, Oska e Ka (Ilustrador desconhecido: Jéssica Iancoski/Histórias para Dormir)

Escute a Lenda da Matrioska no YouTube =P


Clique no link para se INSCREVER no nosso canal!

►►► https://www.youtube.com/channel/UCFs5WmyZ6IJhZvxGCwgq8dA?sub_confirmation=1

SIGA NO INSTAGRAM

http://instagram.com/euiancoski

http://instagram.com/podcast.historias

  • Spotify Euiancoski
  • Instagram Euiancoski
  • YouTube Euiancoski

© 2020 por Jéssica Iancoski. 

Contato

jessicaiancoski@gmail.com

EU-i | CNPJ:33.066.546/0001-02 | Curitiba, PR